Bem vindo à Cartões Vale Mais! Selecione seu perfil
Área do usuário
    1. Área da empresa
    2. Convênio
    3. Gestão de frota

Últimas noticias

Inverno é a estação ideal para fazer dieta e manter a forma

Unindo atividade física e boa alimentação, é possível gastar muita energia e perder peso 24/06/2016
imagem noticia Unindo atividade física e boa alimentação, é possível gastar muita
energia e perder peso
No inverno o corpo pede comidas mais encorpadas, e vez ou outra surge aquela vontade de atacar a geladeira ou de ficar bem encolhido e aquecido debaixo das cobertas. Embora essas situações façam parte dos dias frios, a estação é ótima para quem quer fazer as pazes com a balança e começar uma dieta. É que, de acordo com especialistas, as baixas temperaturas favorecem a queima de calorias.
“Durante o frio, o metabolismo fica mais acelerado, porque, para manter a temperatura, o corpo gasta mais energia”, comenta a nutricionista Lígia Lourenço. Nesse contexto, a estação se torna boa aliada para quem quer manter ou entrar em forma. Apesar de ter a vantagem de maior facilidade de emagrecimento, é preciso força de vontade. De fato, isso é necessário em todas as estações, mas, principalmente no inverno, pois, justamente pelo fato de o corpo gastar mais energia, a sensação de necessidade de alimentos calóricos aumenta. Mas é possível substituí-los por refeições mais saudáveis.

Dieta. “No inverno podemos usar e abusar dos caldos, que, além de aquecer o corpo, podem ser de baixa caloria e promover satisfação”, comenta Lígia.
De acordo com ela, o erro da maioria das pessoas é que, ao querer dar sabor aos caldos e pratos comuns na estação, é frequente o uso de ingredientes mais calóricos, como linguiça, bacon, carboidratos etc., deixando a comida, que poderia ser leve, bastante pesada.
Por falar em leveza, chás, sopas e até frutas quentes e assadas combinam bem com a estação e são indicados para evitar picos de ansiedade e a consequente vontade de comer produtos mais calóricos. Uma fator que não é novidade, mas extremamente importante, é comer a cada três horas. Segundo a nutricionista, isso é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo e para a sensação de saciedade.
Regra.
“Há duas coisas fundamentais para se ter um emagrecimento saudável e evitar o efeito sanfona. A primeira é iniciar uma reeducação alimentar. A segunda é associar a boa alimentação com a prática de um exercício físico”, diz Lígia.
Elton Francisco, diretor técnico da Efeito Personal, empresa que trabalha com treinamentos personalizados, concorda e afirma que quem pretende malhar durante o inverno não pode se esquecer de se agasalhar antes e após o treino, para evitar as doenças típicas da estação. “Nesta época do ano, quem vai se dedicar a uma atividade precisa também se manter hidratado. Alongar é fundamental. Ao contrário do que muitos pensam, alongar não previne lesão, mas ajuda a preparar o corpo para a atividade”, pontua.
Se a escolha é sair da cama, encarar a academia e uma alimentação saudável, os especialistas são categóricos e afirmam que o primeiro passo é procurar um profissional para que uma avaliação seja feita e os ideais sejam alcançados de forma saudável e segura.
Para não se esquecer na hora do regime
Água em primeiro lugar:
Nos dias de inverno, diminuimos a ingestão de líquidos, mas consumi-los é muito importante, afinal, além de hidratar o corpo, reforça o emagrecimento;
Esquentando a comida:
Para combinar com o clima frio e tornar a dieta um pouco mais prazerosa, ao invés de ingerir verduras e alguns legumes crus, é recomendado refogá-los;
Fruta quente:
Para saciar a vontade de comer todas as delícias doces e calóricas da estação, uma boa dica é esquentar as frutas. Colocar, por exemplo, maçã e banana por alguns segundos no microondas, com um pouquinho de canela, pode satisfazer bem;

Gasto calórico:
Exercícios aeróbicos, como caminhada, bicicleta, etc., são ótimos para aquecer o corpo e perder peso;

Procure um especialista:
Embora receitas milagrosas sejam tentadoras, procurar um médico é fundamental para que o emagrecimento seja saudável e satisfatório.
 
Publicado em: otempo.com.br
Empório Card - SAC (27) 3345-6299 Seg à Sex: 8h às 19h - Sáb: 8h às 18h
Aldabra criação de site